Atualmente, estamos encarando uma nova tendência nos métodos de vendas no mundo dos negócios, denominado “Buy now, pay later” (BNPL). Apesar do termo singular, essa forma de realizar compras não é algo novo para os brasileiros, na verdade, esse sistema crediário tão popular no país, agora está ultrapassando fronteiras e gerando uma nova tendência na maneira de realizarmos pagamentos ao redor do mundo.
O que é “Buy Now, Pay Later”?
De acordo com a tradução livre, “Buy Now, Pay Later” significa, nada mais nada menos, que “compre agora, pague depois” e também pode ser conhecido como BNPL. Esse modelo foi lançado no mercado internacional através da Fintech australiana fundada em 2015: a Afterpay.
A startup conseguiu levar esse modelo de pagamentos através de carnês, para o universo da tecnologia. Apesar desse método não ser considerado como inovação no cotidiano brasileiro, precisamos considerar a realidade de outros países, onde a possibilidade de realizar compras parceladas simplesmente não existe.
Para que um consumidor americano, por exemplo, consiga pagar uma compra de forma parcelada, ao invés de aplicar essa divisão apenas em um produto, ele precisará parcelar a fatura do cartão de crédito. Entretanto, as taxas de juros para essas operações são extremamente altas, inviabilizando assim que o parcelamento de compras aconteça.
Agora, o BNPL é utilizado como forma de driblar as altas taxas de juros aplicadas pelas empresas de cartão de crédito e não demorou até se tornar febre entre os americanos.
Onde surgiu o BNPL?
O “novo” modelo proposto pela Afterpay nada mais é que um tipo de vendas parcelado por crediário ou por boleto bancário, que, apesar de ser considerado como uma grande tendência internacional, já faz parte da rotina dos brasileiros desde a década de 50.
De acordo com alguns dados publicados pela revista Super Abril em 2015, a história do pagamento parcelado ainda se confunde com o estabelecimento do sistema varejista no país.
Na década de 50, o sistema bancário brasileiro ainda estava se estabelecendo no país e a ideia da existência de um sistema crediário estava muito distante de se tornar realidade. Dessa forma, as lojas brasileiras criaram o sistema de pagamento parcelado através de carnês feitos no próprio estabelecimento onde a compra tinha sido realizada.
Essa era uma forma de garantir que os consumidores que não conseguiam comprar a vista pudessem adquirir os produtos. E, apesar do sistema por carnê já não ser tão famoso no Brasil, ele foi o precursor necessário para o estabelecimento do sistema crediário popular do país.
Influência da Pandemia no estabelecimento do BNPL no mundo
Com a chegada da pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, as pessoas tiveram a necessidade de realizar adaptações no seu ambiente doméstico para conseguir equilibrar as atividades de rotina.
Isso fez com que as compras online e o sistema de pagamento parcelado ganhasse um maior espaço de atuação, já que as lojas físicas estavam fechadas e a necessidade de adaptação levou com que as pessoas comprassem mais objetos, produtos e serviços que tornassem o novo cotidiano mais parecido com a vida antes do isolamento.
Como consequência, uma grande janela de oportunidades foi aberta para as startups de Buy Now, Pay Later, refletindo no aumento do número de investimentos aplicados nessas fintechs, chegando a atingir quase o dobro de captação no ano de 2021, quando comparado ao ano anterior.
Dessa forma, a tendência é que surjam cada vez mais empresas responsáveis pelo fornecimento de sistema crediário online ao redor do mundo, impulsionado principalmente pelas Fintechs.
Quer entender como você pode aproveitar essa janela de oportunidades através da inovação e do modelo de negócios das startups financeiras? E caso possua interesse em saber mais como aplicar a tokenização e outras soluções inovadoras no seu negócio entre em contato conosco: http://wa.me/5511994389022