fbpx

Caso HP: A importância da Cultura e Inovação para os Negócios

No segundo trimestre de 2023, a tradicional empresa de tecnologia HP reportou um faturamento de US$ 12,9 bilhões entre suas duas divisões, gerando um grande espanto aos empreendedores dos mais diversos segmentos de mercado. Mas você já parou para refletir o que pode ter levado essa queda de mais de 20% no faturamento e como podemos evitar esse cenário dentro das nossas próprias organizações?

Confira o conteúdo completo acerca do caso HP e como a cultura e inovação podem influenciar para a estabilidade dos negócios:

Hewlett Packard: trajetória de ascensão

Com foco em lâmpadas e osciladores de áudio, a Hewlett Packard, mais conhecida como HP, foi desenvolvida no ano de 1939 pelos engenheiros elétricos, William “Bill” R. Hewlett e David Packard. Entretanto,o maior marco da empresa esteve na manutenção de seus valores organizacionais, inclusive durante a prestação de serviços durante a segunda guerra mundial.

Nesse sentido, a empresa foi responsável por desenvolver junto ao Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, uma série de tecnologias anti-radar e fusíveis avançados de projéteis de artilharia. Esses projetos aumentaram as vendas da HP em termos milionários, engajando o seu crescimento já em 1943.

A nível de gerenciamento, a HP possibilitou que os seus funcionários compartilhassem dos ganhos da empresa, formando uma fonte de trabalho robusta e diferenciada para a época. Além disso, os fundadores criaram um ambiente de trabalho que visava a inovação e a realização de novos projetos em tempos em que a inovação ainda era considerada como um luxo no mundo dos negócios. 

Foi em 1972 que a empresa passou a investir em mudanças estratégicas de desenvolvimento produtivo, ampliando o seu portfólio de produtos para a concepção de minicomputadores e outros componentes voltados para a tecnologia da informação. 04 anos depois, em 1976, um estagiário da HP foi o responsável por desenvolver o primeiro dispositivo computacional para uso pessoal.

Menos de 10 anos depois, a empresa passou a se aventurar no mercado da impressão, revolucionando um processo que acarretava em altos custos de manutenção. Nesse sentido, a  HP LaserJet conseguiu transformar o processo de impressão, que era caro, complexo e consumia muita energia, em algo que poderia ser feito na mesa de um escritório com um número extremamente reduzido de funcionários.

Como a HP passou de líder de inovação para líder em perdas?

Com uma trajetória marcada de constantes acertos e muito sucesso em seus nichos de atuação, você deve estar se perguntando: Como a HP passou de líder de inovação para uma empresa que vem colecionando perdas de mercado?

De maneira geral, o cerne da questão reside no fato de que a indústria de tecnologia está progressivamente deixando de lado o hardware e concentrando seus esforços em áreas como Big Data, computação em nuvem, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA). Consequentemente, ainda que a empresa apresente excelentes estratégias a nível organizacional, existe uma lacuna muito grande entre o que a empresa desenvolve a nível de inovação e o que os consumidores demandam a nível mercadológico.

Nos últimos anos, a empresa enfrentou diversos problemas relacionados à perda dos seus principais valores, construindo uma gestão à base de lucro, que, ao longo prazo, se mostrou insustentável. Assim, da mesma forma que a HP se tornou uma das empresas de tecnologia mais importantes da história por meio inovação, liderança e cultura, a falta desses três pilares foi a principal responsável pela queda do seu prestígio. 

Quer saber como você pode evitar essa trajetória? Entre em contato com a equipe da ClosedGap para a construção de estratégias de transformação a nível tecnológico e em gestão, visando a potencialização dos valores da sua empresa. 

Solicite uma consultoria de inovação com os nossos especialistas. Juntos, poderemos avaliar as melhores estratégias para a gestão inovadora do seu negócio, considerando o nível de maturidade da sua empresa e as principais metas a serem desenvolvidas ao longo dos anos. 

A ClosedGap é uma empresa presente há mais de 10 anos no mercado, identificando e preenchendo lacunas que impedem o crescimento dos negócios através de inovação, inteligência e transformação.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO