fbpx

Estratégias: A capacidade estratégica frente a disrupção de grandes corporações.

As constantes transformações tecnológicas alteraram o mundo dos negócios a nível global. Como consequência, torna-se cada vez mais necessário que os líderes das corporações estejam sempre alertas sobre as novas tendências mercadológicas, para que assim possam traçar estratégias de adaptação que se encaixem no cenário disruptivo ao qual sua empresa está inserida.

A todo momento uma nova proposta de valor é lançada ao mercado com potencial de alterar completamente os padrões do nicho em que ela se encontra. O resultado encontrado com essas alterações é o impacto significativo entre os competidores que se encontram em defasagem.

Além disso, é importante destacar que o processo de disrupção mercadológica não pode ser freado, mas existem maneiras de driblar os impactos negativos ocasionados por competidores disruptivos, bem como assegurar o nosso lugar na disputa mercadológica a partir do desenvolvimento de estratégias eficientes no seio das nossas corporações.

Histórico de Mercado frente às disrupções

Geralmente, quando uma ideia disruptiva é lançada, ela tem a capacidade de fornecer ao consumidor uma proposta de maior conveniência e acessibilidade, gerando assim a sua grande aderência pelo público.

Antes de mais nada, trata-se de uma ideia capaz de atender as demandas existentes pelos consumidores de forma simples, abrindo espaço para novas oportunidades de negócios. 

Isto acontece, pois o movimento disruptivo só foi possível através do desenvolvimento tecnológico a nível global, abrindo espaço para que a era digital renove os nossos hábitos e rotinas. É por este motivo que a disrupção digital é um processo real e de rápida expansão.

Dessa forma, uma das primeiras propostas disruptivas já lançadas foram os computadores portáteis. Eles ganharam o seu espaço através da comodidade de poder acessar o equipamento em qualquer lugar do mundo. 

Outra grande ideia foi a Nubank. A fintech brasileira revolucionou o mercado financeiro através do seu modo operacional totalmente descentralizado, quebrando o conceito burocrático e distante existente entre as agências financeiras e os seus clientes.

Recentemente, foi possível perceber de forma prática como uma proposta de valor disruptiva pode mudar o cenário mercadológico a partir do lançamento da Netflix. O primeiro serviço de streaming de entretenimento reestruturou todo o padrão de funcionamento do seu nicho de mercado. 

Locadoras fecharam suas portas, os cinemas ficaram mais vazios, e hoje, é difícil imaginar uma realidade sem um serviço de streaming de filmes e séries dentro das nossas casas. O impacto da Netflix foi tão significativo que grandes referências dos cinemas também começaram a desenvolver suas próprias plataformas, como a Disney+ e a HBO Max. 

Como manter a competição mercadológica em um cenário disruptivo?

Como dito anteriormente, a evolução é um processo natural constante. Dessa forma, torna-se impossível fugir de um cenário onde frequentemente estaremos encarando novas propostas capazes de melhorar processos e rotinas através da tecnologia.

Além disso, combater “fogo com fogo” também é a última alternativa viável. É necessário que os líderes das corporações tenham em mente que o planejamento estratégico para a adaptação mercadológica é muito mais eficiente e barato do que a aplicação de recursos para o desenvolvimento de uma nova ideia.

O processo de disrupção não pode ser forçado através do combate direto. Ele deve ser fomentado nas corporações de forma contínua, visando o desenvolvimento sólido e eficiente. Isto acontece, pois quando uma ideia inovadora é aderida pelo público, ela se tornará uma referência frente aos concorrentes.

Dessa forma, ao tentar combater “fogo com fogo” você pode estar levando a sua ideia diretamente ao fracasso, ocasionando ainda no desperdício de recursos e esforços.

Quais os pilares estratégicos para sobreviver ao processo disruptivo?

  1. Tome decisões baseadas no estudo de evidências: É por este motivo que é tão importante estar atento aos comportamentos do mercado. Para que assim, as suas decisões sejam realizadas através de fundamentos sólidos, evitando o desenvolvimento de estratégias frágeis.
  2. Conheça o seu público e o mercado: Esta é a única forma que você possui de lançar propostas de valor que sejam aderidas pelo mercado. O consumidor é a base de qualquer negócio e é através dele que as suas estratégias devem ser pensadas.
  3.  Estabeleça uma cultura de inovação: Uma proposta inovadora não se trata da criação de um produto complexo, mas da capacidade de implementar sofisticação e conveniência através de pequenos processos. A criação de uma ideia inovadora, deve partir do seio das corporações, através de um processo estratégico contínuo.

Esperamos que este conteúdo tenha auxiliado você a entender um pouco mais sobre o desenvolvimento de estratégias no mercado disruptivo. A ClosedGap tem como objetivo te ajudar a identificar e preencher as lacunas existentes em seu modelo de negócios, fazendo a sua empresa crescer através de inovação, inteligência e transformação. Caso você queira mudar a realidade da sua corporação, basta acessar o nosso site e agendar a sua consultoria disruptiva.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO