fbpx

Motores de Inovação: como líderes podem obter melhores resultados?

Muito se fala atualmente que inovar é imprescindível para qualquer tipo de negócio, independente do porte da empresa ou de seu segmento.

A inovação é o melhor caminho para retornos financeiros duradouros e renovação corporativa. E liderança é o que faz isso acontecer. As empresas podem responder a esse desafio construindo seus próprios motores de crescimento, por meio do gerenciamento dos insumos para nossas atividades de inovação, dos processos de gestão e da cultura operacional das empresas.

Assim, para inovar é fundamental reunir o máximo possível de instrumentos, ferramentas, metodologias, experiências, capital cultural e capital intelectual para resolvermos as complexidades do mundo moderno. Mas é necessário salientar que nada disso é mais importante do que ter atitude para fazer. Sem atitude, nada sai do papel.

A seguir, cinco drivers sobre inovação que você raramente ouve, mas são extremamente importantes.

1. Inovação é diferente de invenção

Para inovar, é preciso ter metodologia. As inovações relevantes podem até iniciar conceitualmente com uma ideia ou um insight. Mas para se desenvolver e se tornar algo consistente e aplicável, é necessário transformar conhecimento em algum resultado relevante. Para isso, precisamos ter métodos eficazes para identificarmos os erros rapidamente e aprendermos com eles para corrigi-los o mais breve possível.

2. Errar para inovar

As empresas precisam perceber que existe um trade-off fundamental entre inovar e otimizar as operações. Executar operações eficientes exige padronização e controle para produzir resultados previsíveis. Inovação, por outro lado, requer experimentação. Isso significa tentar muitas coisas novas, a maioria das quais muito provavelmente falhará por estar sendo feita pela primeira vez. Ou seja, uma das primeiras regras da inovação é aceitar o erro.

3. Inovação nunca é um evento único

Quando falamos em fazer algo realmente novo e diferente, tentar escalar rápido demais pode matar o seu negócio antes mesmo de começar. Infelizmente, isso é o que ocorre com a maioria das startups no Brasil.

Neste sentido, inovação nunca é um evento único. É um longo processo de descoberta, engenharia e transformação. Uma estratégia adequada é identificar um caso no qual alguém tenha um problema mal resolvido e esteja disposto a ignorar as falhas inevitáveis. Isso ajudará você a identificar defeitos precocemente e corrigi-los.

Depois de obter as resoluções, você pode começar a escalar para casos de uso mais comuns. Por exemplo, desenvolver um carro autônomo é uma proposta arriscada com uma quantidade estonteante de variáveis que você não pode explicar. No entanto, um local controlado, onde os motoristas são escassos e o tráfego é inexistente, é ideal para iniciar os testes e melhorar a tecnologia. Na mesma linha, o Google Glass fracassou completamente como um produto em massa, mas está ganhando uma segunda vida como ferramenta industrial. Às vezes é melhor construir para poucos do que muitos.

4. O conhecido não é o único caminho para inovar

Os grandes executivos geralmente têm ideias inovadoras e que os empolgam. Eles começam estruturando o que seria uma grande oportunidade. No entanto, quando aprofundamos os questionamentos, sempre surgem grandes barreiras para que a inovação aconteça de fato. Quando são questionados sobre isso, eles se desligam. Não cometam erros. Ou seja, inovação não é sobre ideias, é sobre como resolver problemas e facilitar a vida das pessoas.

A verdade é que ninguém se importa com suas ideias, as pessoas se preocupam com os problemas que você pode resolver.  A razão pela qual a maioria das pessoas não pode inovar não é porque elas não têm ideias, mas porque lhes falta a perseverança e a atitude necessária para manter um problema realmente difícil e relevante até que ele seja superado.

5. Às vezes o mundo ainda não está pronto

Quando a Arpanet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, ela tinha apenas como função interligar laboratórios de pesquisa. Ou seja, muito longe e embrionário do que se tornou hoje a internet. Via de regra, nós tendemos a pensar que a próxima grande invenção será óbvia. Mas, na verdade, muitas vezes a invenção começa parecendo pouco.

Como é o caso do blockchain, que poucas pessoas entendem para que serve, mas muito em breve se tornará algo comum para as pessoas. Quando algo realmente tem o poder de mudar o mundo, este mesmo mundo muitas vezes ainda não está pronto para isso. É necessário ganhar tração em um setor específico e combinar com outras inovações para que possa causar algum impacto relevante.

Estamos condicionados a pensar que pessoas como Steve Jobs ou Elon Musk anunciam que o mundo mudou e que todo mundo segue em frente. Mas na realidade é bem diferente disso. A inovação nunca é um evento único. É um longo processo de descoberta e transformação. Grandes inovadores não são apenas pessoas com ideias. Mas a inovação só vem através de pessoas com atitudes para inovar.

Quer a ClosedGap ajudando sua empresa a crescer?

Entre em contato: http://wa.me/5511994389022

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO