fbpx

User-Driven, entenda do que se trata!

O mundo dos negócios é um sistema regido por competitividade constante. Dessa forma, para que uma empresa consiga se tornar uma referência no mercado, é necessário que, antes de mais nada, os seus líderes entendam as demandas dos seus consumidores. Por isso, há algum tempo, a experiência do usuário tornou-se o principal pilar de uma empresa de sucesso.

De acordo com os estudos realizados pela Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS), a experiência do usuário, ou user-experience, é um dos três campos envolvidos no estabelecimento de uma corporação inovadora. É por este motivo que inúmeras empresas como a GE, a Nubank e a Nike começaram a implementar esse tipo de estratégia em seus modelos de negócios.

Quer entender como funciona a UX e quais os seus efeitos no mundo corporativo?

Então vem com a gente!

O que é User-Driven e qual a sua relação com o User-Experience ?

User-driven, ou a abordagem orientada pelo usuário, trata-se da aplicação de investimentos e esforços baseados nas escolhas, gostos e comportamentos do nosso público-alvo. Dessa forma, o desenvolvimento de um produto ou serviço estará diretamente relacionado às necessidades do seu consumidor.

O User-driven está intrinsecamente relacionado com o UX. A experiência do usuário, de acordo com o criador do termo, Donald Norman, nada mais é que a forma como o consumidor interage com o produto, resultando numa percepção de valor positiva ou negativa sobre ele.

Dessa forma, a abordagem do User-Driven precisa ter como foco uma boa experiência do consumidor. Entenda como isso funciona:

User-Driven: uma abordagem customizada

Quando falamos de uma estratégia orientada pelo cliente, devemos entender que isso não se trata apenas de conhecer o seu nicho de mercado. Trata-se de uma grande análise das dores, expectativas, sonhos e comportamentos do usuário. Logo, essa abordagem não está restrita apenas ao aumento das vendas, como também à própria idealização, desenvolvimento e construção de um novo produto.

Por isso, é necessário entrar na mente dos nossos consumidores, desenvolvendo soluções inovadoras desejadas por eles. Para isso, grandes cases de sucesso utilizaram a seu favor a chamada “análise de dados”. 

Trata-se da utilização dos dados dos consumidores para a personalização e o fornecimento de produtos e serviços que se encaixem com o seu perfil de consumo, promovendo assim uma melhor experiência ao usuário. Essa abordagem foi realizada por antigas startups que hoje, são qualificadas como grandes corporações no mundo dos negócios, como a Netflix.

A utilização da análise de dados como estratégia de inovação deu início a uma nova demanda de profissionais especializados em economia digital. Esse novo ramo de trabalho consiste na transferência do ambiente de negócios para o mundo digital.

Cases de Sucesso do User-Driven

A abordagem guiada pelo usuário foi utilizada por diversas empresas consolidadas, e em fase de implantação, para alcançar a inovação e o sucesso nos seus negócios. A Nubank, por exemplo, foi um dos cases de startup que colocou os seus clientes como foco do seu modelo de operações.

A principal estratégia da Fintech foi desburocratizar os trâmites envolvidos na abertura de contas, pagamento de fatura e solicitações de crédito. Dessa forma, através dos serviços da Nubank tudo pode ser realizado pela distância de um toque na tela do celular. Como resultado, a Nu, como também é conhecida, tornou-se uma startup unicórnio, acumulando um capital de 1 bilhão de dólares.

Mas o User-Driven não está restrito apenas aos modelos de startup. Na verdade, empresas consolidadas a anos no mercado também escolheram essa abordagem para o seu modelo de negócios. Esse é o caso do conglomerado eletrônico GE, da Nike e do Google. 

Todos eles têm um ponto em comum: eles desenvolvem soluções baseadas nos desejos dos seus clientes.

Agora, chegou a sua vez de se tornar o líder de uma empresa de sucesso e a ClosedGap está aqui para guiar o seu empreendimento através de estratégias consolidadas, baseadas numa análise detalhada do mercado. Para isso, basta agendar uma reunião com nosso especialistas para conhecer  a  consultoria disruptiva e revolucionar o mundo dos negócios.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO