Você sabe dizer qual a melhor escola da sua cidade? O melhor sabonete que existe, na sua opinião? O seu refrigerante preferido? A marca de carro que você mais admira? E o site que mais acessa?
As primeiras marcas que vieram à mente em cada um desses itens são os produtos líderes de mercado ou de algum nicho. Elas conquistaram um lugar especial, fazendo com que a primeira lembrança que você tenha sejam elas.
E é isso que a sua empresa vai fazer a partir deste momento…. POSICIONAMENTO DE MERCADO.
De acordo com o papa do marketing, Philip Kotler, posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
Em termos práticos, posicionamento de mercado pode ser conseguido a partir da fórmula:Segmentação + Diferenciação = Posicionamento.
A partir deste ponto precisamos entender que quando estamos nos referindo a SEGMENTAÇÃO é necessário identificar e traçar o perfil de grupos distintos de compradores que diferem em suas necessidades e preferências. Por exemplo, você tem uma empresa que vende produtos para mães com bebês recém nascidos, logo você não será a marca que todas as mães vão procurar. Ou seja, mesmo dentro da segmentação de mulheres, existem perfis e necessidades diferentes que você como gestor precisa identificar.
Pois, a segmentação permite dividir um mercado em pequenos grupos e Ao atuar para um segmento, você consegue dominar e se destacar mais facilmente.
Com a segmentação definida vamos ao segundo ponto: DIFERENCIAÇÃO, a base do mercado onde ofertas produtos e serviços são postos à disposição dos clientes tendo como alicerce os seus diferenciais frente aos concorrentes e assim são inseridas para diferentes segmentos.
Ou seja, é preciso identificar quais valores, símbolos e comportamentos devem ser associados à marca, de forma que diferenciam a empresa dos concorrentes e atendam às expectativas e preferências dos consumidores
A partir deste momento você tem as diretrizes básicas para se construir um bom posicionamento de mercado, que tem o objetivo primário de superar os concorrentes e conquistar o primeiro lugar do segmento.
Para isso, há vários caminhos possíveis de diferenciação: ter o produto de maior qualidade, oferecer o melhor custo-benefício, ter um atendimento campeão ou ser conhecido pela inovação, por exemplo.
A estratégia ideal depende da proposta de valor da empresa e seu mercado-alvo, e também do perfil dos consumidores.
O mais importante é ter a certeza de que o posicionamento reflete o propósito e cultura da empresa, e de que o público está compreendendo a mensagem da forma certa.
Afinal, não adianta imaginar que a empresa ocupa um determinado lugar se essa posição não corresponder à realidade – daí a necessidade de um bom plano.
A medida que o posicionamento consiste em desenhar a oferta comercial de forma a ocupar um lugar precioso na mente dos consumidores. Isso demonstra que esse é um processo integral e abrangente e nunca estático e imutável.
Ele envolve visibilidade e conexão com os usuários, pois somente é possível promover o posicionamento de marca se o segmento de mercado e os potenciais clientes forem devidamente compreendidos e obtiverem as respostas que almejam em suas buscas.
E nesse momento em que vivemos, pode surgir a sensação de que tudo está ficando muito igual, muito parecido. Por isso você deve buscar a diferença. Comece a se planejar, a ter um conteúdo forte e com significado, a comunicar melhor seus valores em seus serviços e produtos. Assim, você vai conseguir gerar identificações entre as pessoas e conquistará um espaço só seu no mercado.
PS: Para aprender mais sobre esse e outros assuntos e o melhor de tudo tenha eles aplicados na sua empresa e vendo resultados reais acontecendo, venha fazer parte do grupo de empresários mentorados por mim. Então clique no link abaixo.