fbpx

Educação Corporativa: como e por que aplicá-la nas empresas?

O maior recurso de uma empresa está no seu capital intelectual. Entretanto, esse ativo precisa estar sendo estimulado através de treinamentos, cursos e sistemas de capacitação para atingirmos altos padrões de qualidade na inovação. Foi assim que surgiu a ideia de Educação Corporativa

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Confira o conteúdo completo a seguir:

O que é a educação corporativa?

De maneira geral, a educação corporativa deve ser entendida como um conjunto de processos, ações e estratégias que focam no desenvolvimento contínuo dos colaboradores de uma empresa. 

Esse sistema está baseado na gestão de pessoas, onde acredita-se que, ao estimular o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais dos seus colaboradores, as empresas são capazes de obter os recursos necessários para cumprir os seus objetivos organizacionais. 

Isso acontece pois, são as pessoas, bem como as suas particularidades, conhecimentos e princípios que constroem a inovação e que permitem que um negócio sobreviva a competitividade de mercado. 

De igual forma, também são os os indivíduos, nesse caso, os nossos consumidores, que fornecem as demandas do mercado, de acordo com as suas necessidades. Por isso, é necessário capacitar os nossos colaboradores, para que assim sejamos capazes de entregar produtos e ideias inovadoras, de pessoas para pessoas. 

Qual a diferença entre treinamentos e educação corporativa?

Quando falamos em educação corporativa, muitas pessoas acabam encarando esses processos como treinamentos simples aplicados separadamente. Entretanto, não é bem assim que funciona. 

De maneira geral, podemos classificar um processo de investimento em educação corporativa a partir de 4 princípios: 

  • Público-alvo: o treinamento foca apenas na capacitação dos colaboradores da empresa, sem considerar os indivíduos externos ao processo, enquanto a EC abrange outros interessados que posteriormente podem contribuir para o desenvolvimento da inovação;
  • Objetivos: A educação empresarial normalmente está baseada em um sistema de capacitação contínuo, onde os objetivos de funcionários e empresa estão alinhados. Nesse caso, existe a implementação de princípios e a elucidação de metas e objetivos a curto, médio e longo prazo de forma colaborativa;
  • Duração: Como dito anteriormente, a educação corporativa não é realizada como uma capacitação pontual de forma individualizada. Ao implementar a EC estamos pensando em um sistema que atuará a longo prazo, visando a aquisição de habilidades de forma contínua;
  • Modelo de aprendizagem: Na EC, o estudante tem um papel ativo, assim, os colaboradores são os responsáveis por construir e compartilhar os seus conhecimentos para os demais indivíduos de acordo com o seu próprio conhecimento.

Formas de implementação da Educação Corporativa

A educação corporativa pode ser implementada de diferentes formas, a depender dos objetivos e das necessidades de cada corporação. Além disso, é importante avaliar também quais são os desafios presentes no mercado, visto que, a EC está envolvida na capacitação de todos os stakeholders de um negócio. 

Dessa forma, de maneira geral a educação corporativa pode ser implementada estrategicamente da forma de:

  • universidades corporativas;
  • trilhas de aprendizado diferenciadas;
  • workshops internos;
  • programas de e-learning.

Para estabelecer a melhor estratégia, é preciso realizar o mapeamento de rotinas, comportamentos e lacunas de conhecimento dos seus colaboradores e demais stakeholders. Assim, será possível construir um plano de educação corporativa personalizado em relação a formatos, duração e formas de oferta.

Quer entender um pouco mais sobre como você pode construir um programa de Educação Corporativa para a sua empresa? Entre em contato com os especialistas da ClosedGap através do whatsapp e conheça as nossas soluções para implementar a inovação na sua empresa! 

Juntos podemos avaliar as melhores propostas de acordo com as necessidades e particularidades da sua corporação. Assim, você será capaz de entender e desenvolver a sua própria estratégia de incentivo à educação, considerando os desafios encontrados pela sua empresa! 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO