Como planejar os negócios para 2023?
Antes de mais nada a palavra da vez é inovação.
Quem nunca ouviu falar isso, não é mesmo? Muita gente associa a inovação a mais uma onda de gestão, como se fosse mais um modismo gerencial, sendo então o modismo do momento. No entanto, o que nós acreditamos é que a inovação é muito mais que isso. Ela deve ser vista com a mesma importância que outras áreas fundamentais das organizações e tratada de forma estratégica, principalmente porque seus maiores resultados podem estar no longo prazo. E é sob essa perspectiva que escrevemos esse artigo.
Falaremos não apenas da importância da inovação para as organizações mas, especialmente, sobre a necessidade de delimitar uma estratégia para que ela aconteça e gere resultados sistemáticos.
Sendo assim, vamos aos fatores que não podem faltar nas suas decisões estratégicas para inovação da sua empresa:
- o foco é e sempre será o consumidor
Se você é um gestor que acredita que ainda tem consumidor, você está completamente equivocado.
O consumidor do século 20 é o usuário do século 21. As ofertas que você tem para gerar uma relação mais nobre com esse indivíduo estão além de simplesmente fazer uma transação comercial com ele.
A expectativa da sociedade de consumo de hoje é a de que as ofertas emocionais e relacionais aumentem na mesma proporção de que as ofertas tangíveis de produtos e serviços.
Hoje, faz parte de um bom plano de negócios o conhecimento profundo dos hábitos e atitudes do usuário de nossa marca. As brechas de não consumo são tão importantes para um negócio atualmente quanto as de consumo, pois são nelas que as marcas conseguem construir pontes de relacionamento e engajamento para além da transação.
- O mundo dos negócios é físico e digital.
Não é novidade que o mundo digital com a pandemia cresceu 10 anos em 2. E fez com que o usuário adquirisse talento no segmento.
A perspectiva fundamental dos consumidores de produtos e serviços é ser bem servido a partir de um elemento-chave: a conveniência.
Então se questione: Em 2023, qual o ponto chave de conveniência na entrega do seu negócio (físico ou digital)? Mas, também, não importa. O que interessa mesmo é que, do ponto de vista do usuário, a conveniência deve estar embebida na oferta do negócio, seja ela on ou offline.
- Inovação não é só sobre tecnologia
O mundo dos negócios usou o mantra da inovação por muitos e muitos anos e, por incrível que pareça, inovação virou apenas sinônimo de tecnologia.
No entanto, do que adianta tecnologia, se a equipe/empresa não sabe o por que usar e onde usar para gerar crescimento?!
Sendo assim, apenas o investimento em novas tecnologias não representa uma inovação propriamente dita. É necessário incentivar uma mudança na cultura da empresa. A inovação deve ser implementada com propósito, estratégia e um mindset de renovação e aperfeiçoamento. Sendo assim, a inovação não é somente inovar, é repensar a metodologia de negócios utilizada.
Então por exemplo: Será que não vale a pena um workshop de criatividade em negócios com a participação de todas as áreas da companhia, a fim de que seja construída uma lista de inovações para 2023?
Mas, como desenvolver o planejamento estratégico de inovação na sua empresa?
A ClosedGap pode te ajudar a conduzir essa discussão na empresa e facilitar a co-construção de um caminho estratégico para a inovação. Além de desenvolver a liderança para inovação.
Já ajudamos mais de 200 empresas com programas de inovação e desenvolvemos mais de 2.000 projetos juntos a startups focadas em inovação aberta.
Se você também acredita na importância da inovação para o desenvolvimento da estratégia de sua empresa, entre em contato conosco. Responderemos prontamente e apresentaremos propostas sob medida para a sua empresa!
Fale conosco diretamente pelo WhatsApp: http://wa.me/5511994389022