fbpx

Buy Side no M&A: o que é e como funciona?

De maneira geral, sabemos que o processo de compra e venda de empresas surge a partir de diferentes objetivos e necessidades tanto de quem está adquirindo quanto de quem está fornecendo a propriedade. 

O M&A é o processo de fusão ou aquisição de uma empresa por outra entidade jurídica. Nessas movimentações o papel dos agentes no processo entre as corporações influenciam diretamente no andamento do negócio, gerando a necessidade de entendermos melhor como elas atuam na negociação de compra e venda.

O que é o buy side no M&A?

Quando nos referimos sobre as transações de M&A, sabemos que existe a parte de compradores e de vendedores da propriedade. 

Dessa forma, podemos dizer que na parte de“compradores”, ou de buy-side como também são conhecidos, temos a atuação de empresas, profissionais, investidores institucionais ou de varejo, grupos de Private Equity, entre outros elementos que estão interessados em adquirir uma propriedade empresarial. 

Já quando estamos nos referindo ao sell-side, que nada mais é que a parte “vendedora” da transação, temos aí a inclusão de organizações que desejam vender o seu negócio, seja em partes ou de forma integral, ou ainda, que tenham o objetivo de se preparar para abrir o capital do seu negócio. 

No Brasil, as principais empresas atuantes no “sell-side” estão relacionadas a negócios emergentes e, principalmente, startups com modelo de negócios maduro e soluções inovadoras consistentes no mercado. 

Existem ainda a possibilidade de inserir um agente terceirizado nessa operação que servirá como mediador das aquisições ou fusão entre as empresas. 

Buy-side: por que comprar uma empresa? 

Ainda existem empreendedores que não entendem os diversos benefícios que existem para que uma empresa grande realize a compra de uma startup. Entretanto, hoje, devido às constantes transformações do mercado, conseguir inserir um fator de adaptação e escalabilidade na inovação são elementos primordiais para sobreviver na competição de mercado. 

Como dito anteriormente, o agente Buy-side nada mais é que a parte que está adquirindo a empresa, ou seja, que fornece o investimento para a compra da propriedade. Esse agente pode ser representado por organizações, profissionais e investidores, cada um com o seu papel no processo de transação. 

Elementos do Buy Side

Empresa, Empreendedores e Colaboradores: nesse grupo de elementos temos aqui alguns indivíduos que fazem parte da equipe de profissionais responsável por conduzir a operação de compra.

Investidores e Conselheiros: esses elementos possuem expectativas responsáveis por guiar a transação que está sendo realizada, por isso é comum que a sua aprovação seja solicitada antes do fechamento do acordo entre as partes. 

Advogados e Auditores: são responsáveis por analisar os parâmetros legais e contábeis da transação, evitando que o buy-side esteja assumindo um risco para os seus negócios.

Bancos e instituições financeiras: são responsáveis pelo levantamento de capital que sustentará a operação financeira da negociação.

Sell-side: por que vender uma empresa?

Assim como existem dúvidas acerca do por que vender uma empresa, também é comum que os empreendedores tenham receio dos motivos pelo qual uma empresa está sendo vendida. A verdade é que nem sempre os motivos para a venda são atrativos para quem deseja adquirir, como por exemplo: a dificuldade de conseguir uma boa adesão ao produto.

Entretanto, também existe a possibilidade de que essas empresas estejam passando por dificuldades devido a imaturidade nos processos de gestão, ou ainda, devido a ausência de capital para levar o projeto a frente. 

Elementos do Sell-side

Assim como no buy-side, a parte responsável pela venda da empresa também possui elementos essenciais para a finalização do acordo entre as empresas. São eles:

Empresa, Empreendedores e Colaboradores;

Investidores e Conselheiros; 

Advogados e Auditores;

Contadores e especialistas financeiros: esse é o principal elemento diferencial entre o sell side e a parte compradora. De maneira geral, esse elemento do vendedor é responsável por levantar as principais informações financeiras e contábeis ao longo do processo.

Além disso, é importante que ambas as partes contem com uma assessoria de M&A para guiar os trâmites da transação financeira. Caso você tenha alguma dúvida sobre o processo, basta entrar em contato com os especialistas da ClosedGap para saber um pouco mais sobre o M&A de startups: http://wa.me/5511994389022

Leia também: M&A como o caminho para o crescimento de empresas

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO