fbpx

Toda empresa vai ser uma Fintech, entenda!

Com o aumento da competitividade de mercado e a alta demanda tecnológica dos consumidores, hoje, as empresas passaram a adotar as estratégias das Fintechs como forma de adquirir um maior número de clientes. Dessa forma, a tendência é que num futuro próximo, toda empresa seja uma fintech

Quer entender um pouco mais sobre como isso funciona? Então vem com a gente!

O que é uma Fintech?

Diferente do que muitos pensam, fintechs não são apenas aquelas empresas emergentes que possuem a proposta de modificar os sistemas bancários, como o Nubank e a Creditas. Na verdade, o universo das fintechs é muito mais amplo do que podemos imaginar, e é por esse motivo que as grandes e pequenas empresas estão cada vez mais interessadas nos modelos de negócios dessas startups. 

De maneira geral, as fintechs podem não estar vinculadas aos bancos ou instituições bancárias, mas sim realizar o fornecimento de serviços que possibilitem a melhora de transações financeiras independente da empresa envolvida. 

Foi pensando nisso que a empresa brasileira de softwares, a Totvs, começou a investir nessas soluções tecnológicas no ano de 2018. Como consequência, apenas 1 ano depois, a empresa já era capaz de perceber a valorização de seus papéis em quase 100%, chegando a ultrapassar a marca de $10 bilhões de valor de mercado. 

Movimento de Fintechização no Brasil

Até o ano de 2017, o processo de movimentação financeira era basicamente restrita às grandes instituições bancárias do país. Dessa forma, tudo que estava relacionado à finanças no Brasil exigia uma série de burocracias e sistemas arcaicos, que dificultavam o acesso da população. 

Entretanto, com a potencialização da 4° Revolução Tecnológica e a grande demanda dos mercados, o ecossistema brasileiro de inovação começou a adquirir um maior espaço, contribuindo assim para o surgimento de novas startups e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no setor financeiro. 

De maneira geral, as fintechs foram empresas capazes de transformar o mercado em que estavam inseridas através do fornecimento de serviços de fácil acesso, com menores burocracias e um melhor atendimento ao cliente. Todos esses fatores foram acoplados a sistemas digitais, permitindo assim uma melhor adesão ao seu público alvo.

Foi através desse sucesso que diferentes empresas passaram a entender o valor que a tecnologia financeira pode exercer em um modelo de negócios, transformando as fintechs em um alvo de interesse nos diversos nichos de atuação do mercado. 

Por que toda empresa deseja se tornar uma Fintech?

O objetivo de toda empresa é conseguir realizar a retenção dos seus clientes a partir de serviços que satisfaçam a necessidade de seus consumidores. Pensando nisso, uma empresa pode desejar se tornar uma fintech por no mínimo 3 motivos:

  1. Facilitar o Pagamento de Serviços e Produtos

Através de soluções tecnológicas próprias, uma empresa pode ser capaz de facilitar os sistemas financeiros para os seus clientes. Como consequência também poderemos ver um aumento no volume de vendas devido ao fornecimento de métodos de pagamento de melhor acessibilidade. 

  1. Retenção de Clientes

Como dito anteriormente, outra grande preocupação do empreendedor é conseguir reter os seus consumidores através da sua fidelização. Para isso, as fintechs são utilizadas como forma de promover uma melhor experiência para o cliente, gerando assim a adesão dos consumidores aos seus serviços. 

  1. Redução de custos

Outro objetivo da fintechização de empresas é a isenção de taxas e intermediários impostos para uma empresa. Assim, uma empresa varejista como a Magazine Luiza, por exemplo, é capaz de competir com instituições financeiras em share wallet.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas do por que toda empresa um dia se tornará uma fintech. 

Caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre o assunto e como elaborar estratégias de competição no mercado, basta entrar em contato com os especialistas da ClosedGap para conhecer o nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios!

Leia também: Fintechs: como elas impactam o mercado

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO