Os Hubs de Inovação são espaços físicos voltados para a atuação das startups e o desenvolvimento de ideias inovadoras. Nos Hubs de inovação, os empreendedores podem interagir, trabalhar e trocar ideias para a criação de projetos em rede, permitindo assim o desenvolvimento acelerado de projetos inovadores.
Quer entender um pouco mais sobre como funcionam os Hubs de Inovação? Confira o conteúdo completo:
O que são os hubs de inovação?
O nome “hub” é derivado de uma tecnologia voltada para a concentração de dispositivos em uma rede, de maneira análoga, quando pensamos em Hub de Inovação, devemos associar o seu conceito a um espaço físico voltado para a concentração de mentes empreendedoras com um objetivo em comum.
De maneira geral, os Hubs de inovação são ambientes compostos por infraestrutura e condições de trabalho propícias para o desenvolvimento de projetos inovadores. Normalmente, esses espaços são iniciados em eventos ou feiras de inovação, que não exigem locais fixos, até que chegam em uma proporção maior e mais organizada com estrutura definida, acesso a recursos e fontes de tecnologia.
Os Hubs de Inovação apresentam vantagens tanto para os seus investidores quanto para quem utiliza o espaço, visto que, esse tipo de ambiente permite que as startups ganhem mais visibilidade frente a possíveis sócios, assim como parceiros de trabalho e stakeholders.
Como consequência, esses espaços se tornam uma verdadeira fonte de inovação aberta, onde diferentes negócios colaboram entre si para criar produtos e serviços inovadores.
Por que investir em Hubs de Inovação?
Atualmente, os líderes de negócios já conseguem entender que, para crescer e se manter estável no mercado competitivo, é necessário investir e potencializar os processos inovadores dentro de uma empresa. Dessa forma, o investimento em Hubs de inovação nada mais é que uma alternativa para o fomento de ideias e projetos que podem trazer benefícios diretos e indiretos para cada empresa.
Além disso, é importante ressaltar que ao investir nos hubs de inovação, as corporações e os bancos estão criando uma oportunidade de se posicionar no ecossistema de inovação. No Brasil, por exemplo, um dos Hubs mais conhecidos é o Cubo Itaú, idealizado pelo Itaú Unibanco e a RedPoint Ventures.
O objetivo principal dos desenvolvedores é aumentar o alcance de mercado e variedade de seus produtos, serviços e tecnologia através da busca de parceiros capazes de fortalecer a sua proposta de valor.
Outro ponto importante sobre o investimento em Hubs de Inovação é que ele também permite que as empresas tradicionais se aproximem das startups e aprendam com o seu modelo de negócios, que está voltada para uma abordagem mais enxuta e produtiva.
Quais as características de um Hub de Inovação?
Para que as empresas possam construir os hubs de inovação, elas necessitam entender que, de maneira geral, esses espaços tendem a apresentar alguns pontos específicos para serem considerados como Hubs de Inovação.
- Infraestrutura física, de serviços e tecnologias
- Educação e compartilhamento de ideias;
- Permitem a realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento;
- Estão baseados em programas e políticas de fortalecimento de clusters;
- Apresentam espaços colaborativos para testes e living labs;
- Funcionam como incubadoras de empresas;
- São fomentados pela presença de Startups;
- Composto por pequenas e médias empresas;
- Apresentam grandes âncoras empresariais.
Essas características básicas permitem que os Hubs sejam diferenciados de espaços Co-workers, por exemplo, como os cybercafés ou outras estruturas que não sejam necessariamente voltadas para a potencialização de ideias inovadoras.
Quer entender um pouco mais sobre os Hubs de Inovação e como você pode investir de forma fácil, segura e consciente nesses espaços? Entre em contato com os especialistas da ClosedGap através do nosso WhatsApp e agende uma reunião com os nossos profissionais da inovação.
Juntos, podemos entender como realizar os melhores investimentos em inovação através do nosso Programa de Inovação e Transformação de Negócios!