fbpx

Inovação centrada no cliente

Para início de conversa guarde essa frase: Propósito de inovar deve ser atender às demandas e manter os consumidores encantados

Ao abordar esse tema, duas palavras saltam à vista: Inovação e Cliente. Vamos contextualizá-las separadamente.

Inovar é explorar com sucesso novas ideias. É fazer mais com menos. Inovação é quando você consegue criar algo de valor reconhecido pelo mercado, transformando uma ideia em produto ou serviço de sucesso.  Sucesso pode significar aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.  Quando digo que inovar é fazer mais com menos, me refiro à capacidade de extrair o máximo de resultado empregando o mínimo de recurso. Inovação em produto, serviço, processo, no marketing ou na própria organização.  Não importa.  A empresa que quiser sobreviver aos tempos de incertezas e, se possível, tirar proveito dela, tem que inovar.

Mas não basta simplesmente criar algo novo para ser considerado como inovação. É preciso que esse algo novo seja consumido pelo mercado e resulte em riqueza para o empreendimento. É aí que entra a figura do CLIENTE.

E com ritmo cada vez maior dos negócios, os avanços constantes na tecnologia e mudanças repentinas e convulsões nos segmentos de mercado (esperadas e imprevistas) criam uma intensa necessidade de inovar à frente das necessidades e demandas dos clientes em constante transformação.

Todavia, conforme as empresas crescem e se expandem, fica cada vez mais difícil manter o foco em atender rapidamente às exigências dos clientes à medida que surgem outros imperativos e pressões de negócios (por exemplo, custos, infraestrutura, concorrência). Porém, a necessidade de compreender as necessidades e os desejos dos seus clientes, bem como de inventar rapidamente soluções que atendam a essas necessidades, é mais importante do que nunca para empresas que planejam permanecer inovadoras em um ambiente de negócios cada vez mais inflexível.

Não basta simplesmente reagir ao que os clientes estão dizendo que precisam. Isso pode abordar pontos problemáticos eminentes ou questões de prioridade máxima em curto prazo, mas não garante que você se manterá à frente dessas necessidades de maneira proativa. As necessidades inevitavelmente mudarão com o passar do tempo, e é bastante provável que você nem saiba quando essa mudança ocorrer.

Ou seja, tudo gira em torno da preocupação e da necessidade de atender e manter seus clientes, colocando-os no foco do seu negócio.  Esse é o propósito da Inovação. 

Colocar o cliente no centro de tudo o que você faz é ir além de simplesmente saber o que eles querem, mas também compreendê-los profundamente e estar a par do contexto de suas necessidades, traz muitas vantagens. Uma delas é que você terá ideias e inspirações infinitas para inovar, abrindo o caminho para explorar e inventar em muitas outras áreas do que seria possível em outras circunstâncias. Outro benefício é que, ao se antecipar às necessidades dos seus clientes, você permanece relevante no que diz respeito a proporcionar valor contínuo para eles. Se você não estiver atendendo às necessidades dos clientes hoje, eles encontrarão rapidamente alguém que possa fazer isso.

Os clientes têm mais opções do que nunca quando se trata de encontrar rapidamente outro produto, serviço ou oferta que atenda melhor às demandas deles. Além dos concorrentes existentes, não faltam empresas apressadas em agarrar as oportunidades identificadas e aproveitá-las para atender melhor aos clientes

Embora a pandemia de COVID tenha contribuído para o surgimento de novas empresas, ela também revelou que os ambientes de negócios mudam rapidamente, muitas vezes de maneira inesperada e disruptiva. E, na era atual capacitada pelas tecnologias digitais, os custos e as barreiras para os concorrentes formularem e lançarem rapidamente serviços e ofertas capazes de atender melhor às necessidades dos seus clientes ficaram menores.

Uma maneira de manter a dianteira é capacitar uma cultura que se concentra incansavelmente nos clientes e que se esforça por conquistar e preservar a confiança deles, todos os dias. Para isso, é necessário desenvolver intencionalmente uma capacidade organizacional e uma cultura de inovação centrada no cliente que possibilitem a invenção de maneira proativa em nome dos clientes.

Gostaria de saber como construir essa cultura voltada para o cliente e a inovação? Entre em contato com os nossos especialistas. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO