A inovação é um processo que vai muito além do fornecimento de novos produtos para o mercado. Atualmente, muitos líderes já têm a consciência de que cada empresa possui os seus próprios motivos para começar a inovar, mas o importante mesmo é começar. Quer entender como você pode aplicar o processo de inovação na sua empresa!
Confira o conteúdo completo:
Inovação aberta: o que é?
A inovação aberta é um assunto que ganhou muita repercussão ao longo dos anos. Ela surgiu como um meio de quebrar o conceito de inovação fechada de que uma empresa possui todos os meios para comercializar uma proposta inovadora, sem considerar os fatores existentes no mercado externo.
Agora, o modelo de inovação conta com a estrutura de um funil furado, onde os líderes e as suas equipes passam a considerar fatores como aquisições, colaboração externa, mercado atual e mercado futuro e outros aspectos que são fundamentais para conseguir manter uma empresa em equilíbrio na competitividade de mercado.
Diferente do modelo de inovação fechada, esse novo processo consegue prever possíveis mudanças no comportamento do consumidor e evitar a quebra de um negócio a partir de uma disrupção no seu nicho de mercado. Com a inovação aberta, somos capazes de enfrentar a disrupção a partir da transformação desse processo em uma oportunidade de crescimento para as nossas empresas.
Por isso, devemos ter em mente que os motivos para fazer uma empresa inovar está muito além do simples lançamento de um produto ou serviço no mercado. Entenda?
Por que inovar?
Durante os últimos anos fomos capazes de perceber que cada empresa possui os seus próprios motivos para investir em um processo de inovação, e isso vai variar muito de acordo com o mercado atual, o setor de atuação de uma empresa e a sua experiência em investir em ciclos de inovação. Alguns dos motivos que podem levar uma empresa a investir em inovação estão citados abaixo:
Eficiência: melhorar processos, gerir crises e melhorar a compreensão sobre as reais necessidades internas da empresa
Melhoria de oferta: com o uso da inovação a empresa é capaz de otimizar a sua oferta atual de produtos e serviços, levando ao consumidor aquilo que ele realmente espera no mercado.
Posicionamento: conseguir se posicionar para o mercado como uma empresa que investe em processos inovadores, melhorando a sua imagem, no mercado e consequentemente, atraindo novas oportunidades.
Mapeamento de eventuais parceiros: avaliar o ecossistema de inovação a partir do mapeamento de seus processos, para que assim seja possível identificar quem pode se comportar como eventuais parceiros e quem possui o potencial de virar um concorrente.
Retorno financeiro: o investimento em empresas de inovação em desenvolvimento para conseguir alavancar as ideias e produtos gerados, com o objetivo de conseguir um retorno financeiro.
Como começar?
Assim como já fomos capazes de perceber, a inovação aberta não é um processo que pode ser feito sozinho. Já temos ciência de que apenas os talentos e recursos de uma empresa não são o suficiente para conseguir manter uma cultura de inovação ativa para sustentar um negócio na competitividade de mercado.
É por esse motivo que muitas empresas buscam por ajuda através de especialistas em inovação, que são profissionais capazes de analisar o mercado e traçar novas ideias e estratégias para que uma empresa consiga gerar oportunidades onde antes os seus líderes apenas enxergavam desafios.
Além disso, também devemos considerar o investimento em atrair talentos externos e internos através do lançamento de desafios e hackathons onde tanto startups externas quanto os seus próprios funcionários sejam capazes de criar soluções para problemas existentes em seus processos internos.
Isso é extremamente importante para retirar a ideia de que a inovação é um processo centralizado apenas nas equipes de P & D.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para te auxiliar a entender como funciona o processo de inovação aberta e como você pode implementá-la na sua empresa. Caso você deseje entender um pouco melhor sobre como melhorar as suas estratégias de inovação aberta, conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios e entre em contato com os especialistas da ClosedGap.