fbpx

Inovação e invenção: entenda o que cada termo significa, as diferenças entre eles e 3 exemplos reais

Atualmente, muito se escuta falar na estratégia da inovação como um diferencial competitivo. Inúmeras empresas buscam pelo novo como uma estratégia para levá-la à frente dos concorrentes, por isso, a inovação tem um impacto cada vez maior, independente de qual seja o negócio.

No entanto, ainda encontramos muitos líderes que  geralmente associam a inovação à invenção de novas tecnologias. E o pior, em muitos casos os níveis de investimento em P&D às vezes são usados ​​como uma métrica para medir o quão inovadora é uma empresa. Isso é um mito. P&D e inovação não são a mesma coisa. Há uma diferença entre inventar e inovar

Por isso, quero te fazer o seguinte questionamento, você sabe exatamente o que significa o conceito de inovação? E o que diferencia uma invenção? 

Não? Então continue neste post que ele foi feito para você! 

Invenção é algo novo, que veio do zero, nunca antes experimentado dessa forma. Já a inovação é a evolução de algo que já existe, melhorado e aperfeiçoado. Além disso, a inovação, muitas vezes, surge de forma disruptiva e revolucionária.

Por mais que possa parecer clara a diferenciação entre os conceitos, é comum que esses termos sejam tidos como sinônimos por algumas pessoas, seja pela semelhança entre as palavras ou por serem muito utilizadas para se referir a algo novo.

De fato, inovação e invenção são termos que, em sua essência, tratam de alguma novidade. Mas, apesar de terem esse ponto em comum, há sim diferenças que merecem ser consideradas.

Por isso, neste artigo, você vai entender o que é inovação e invenção. Além disso, vamos mostrar também 3 exemplos de invenção e inovação para que você possa compreender com mais clareza:

  • O que é inovação? 

Apesar de não ser uma regra, a inovação geralmente surge com a observação de um produto, serviço, processo ou empresa, buscando pontos onde são possíveis melhorá-los. Com a introdução de novas funcionalidades, há uma evolução do conceito original e, com isso, uma inovação no mercado.

Um exemplo é a Tesla e seus carros elétricos.

Apesar de já existirem carros, inclusive que dispensam combustíveis fósseis, a empresa americana trouxe grandes melhorias no produto. Principalmente com a introdução de baterias de longa duração, além de melhorias na potência do veículo. Dentro desse cenário, a Tesla inovou o conceito de carros elétricos e nos apresentou um produto melhor.

Pode parecer simples aperfeiçoar algo já existente, mas o desafio de olhar algo estabelecido com outros olhos é um tanto desafiador – e exige muita criatividade e inteligência para enxergar melhorias.

Por isso, para aplicar uma gestão estratégica de inovação na sua empresa e trazer diferenciação e competitividade frente aos concorrentes você pode contar com nossos produtos personalizados, entre em contato conosco e saiba mais: LINK 

  • O que é invenção? 

Já a invenção tem uma proposta única: trazer ao mundo produtos/serviços/processos/empresas e qualquer outra coisa que nunca tenha sido realizada antes. Nesse ponto, o desafio é MUITO maior.

Normalmente as invenções são criadas a partir de um processo criativo, onde uma necessidade acaba fazendo uma ideia sair do papel. Também existem casos de criações acidentais, como aconteceu historicamente com muitos produtos, onde uma invenção é originada ocasionalmente a partir de outros meios e experimentos.

E qual a diferença entre invenção e inovação?

Para início tenha em mente o seguinte esquema: 

  • A invenção traz ao mundo algo completamente do zero.
  • A inovação, por sua vez, atualiza, aprimora e traz um aspecto de novidade para algo já existente.
  • Inovar é conseguir evoluir o conceito original (invenção), introduzindo novas funcionalidades e metodologias que façam mais sentido para os usuários.
  • Podemos definir a inovação como o uso criativo de uma invenção.

Como dito anteriormente, as invenções são ideias únicas e originais, algo que ninguém havia pensado antes, concebido totalmente do zero.

Já as inovações se referem às novidades implementadas em ideias e conceitos já existentes. A intenção de melhorá-los e torná-los mais aderentes ao público-alvo para ao qual eles se destinam.

Vamos à prática? 3 exemplos de invenção e inovação

1- Microondas

O forno de microondas é uma invenção de Percy Spencer. Em 1945, o cientista estava trabalhando em um radar que operava a partir de ondas magnéticas quando, acidentalmente, descobriu que a temperatura perto do equipamento sofria alterações.

Ele, então, utilizou esse princípio para criar o que hoje conhecemos como forno de microondas.

Portanto, trata-se de uma invenção, tudo criado do zero, algo novo mesmo!

2- Carros automáticos. 

Já aqui estamos nos referindo a uma inovação quando falamos especificamente dos carros automáticos. 

Visto que, a invenção do carro data do século XVIII, por volta do ano de 1769. De lá pra cá, a indústria automotiva vem passando por inúmeras inovações, como os carros automáticos e até mesmo os elétricos. 

Há também a inovação dos airbags, presentes em praticamente todos os carros hoje em dia.

3 – Câmera fotográfica

A primeira câmera fotográfica foi inventada no século XIX. A primeira fotografia, produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce.

Assim como o carro, a câmera fotográfica é um exemplo de invenção que passou por várias inovações no decorrer da sua história.

O exemplo talvez mais notório de inovação relacionada a essa invenção é a possibilidade de fazer registros fotográficos extremamente nítidos pelo celular.

E aí? Ficou claro o que é inovação e invenção e a diferença entre ambos? Conta pra gente nos comentários o que você achou!

A ClosedGap é uma empresa de consultoria empresarial com foco em excelência e entrega de resultados aos clientes, por isso, usa uma metodologia sistêmica, baseada em fatos, para gerar valor para o seu negócio.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa. 
Fale conosco pelo WhatsApp: http://wa.me/5511994389022

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Veja mais insights:

CONTEÚDO GRATUITO E 100% ONLINE

COMPLETE OS CAMPOS ABAIXO E GARANTA SEU ACESSO