Atualmente, um dos conceitos mais valorizados no mundo dos negócios é o Lean Startup. Mas você sabe realmente o que significa este conceito?
De acordo com a sua tradução, “lean” significa “esguio”, “magro” ou, como podemos melhor aplicar no contexto de startups “enxuto”. Dessa forma, um modelo Lean Startup, nada mais é que uma metodologia desenvolvida para a criação e gerenciamento de Startups.
Entretanto, esse modelo de negócios vem ganhando cada vez mais abrangência e atenção dos investidores, pois ele traz consigo a minimização dos riscos provenientes do processo produtivo à medida que o seu empreendimento é construído.
Dessa forma, o Lean Startup passou a ser utilizado por diversas corporações ao redor do mundo, com o objetivo de implementar novas propostas inovadoras ao mercado, através do entendimento da sua demanda e da minimização dos riscos.
E aí? Está preparado para conhecer um pouco mais sobre este assunto?
Então venha comigo nesta jornada de conhecimento!
Como surgiu o Lean Startup?
A princípio, o Lean Startup era baseado em um modelo de negócios voltados à tecnologia. Dessa forma, poderíamos identificar os erros da construção de um produto ou ideia inovadora durante o seu processo, evitando assim maiores desperdícios de produção.
Entretanto, foi em 2011 que Eric Ries ressignificou o conceito de Lean Startup para além da tecnologia. Em seu livro “Lean Startup” Eric mostra como este modelo de negócios pode ser aplicado a inúmeras áreas de empreendimento, como o marketing, vendas e gestão.
Dessa forma, o Lean Startup pode ser aplicado em inúmeras empresas de diferentes portes ao redor do mundo, apresentando-se como uma das principais ferramentas de gestão e busca por melhores resultados.
Como funciona o Lean Startup?
De acordo com Steve Blank, em seu artigo Why the Lean Start-ups changes everything publicado pela Harvard Business Review em 2013, o Lean Startup possui três pilares básicos para a sua implementação:
- A construção de um Modelo de Negócios, ou como também conhecemos, o Modelo Canva. Isto acontece, pois de acordo com Blank, tudo o que o empreendedor de Startup possui são hipóteses.
Logo, em vez de escrever um plano de negócios complexo, os fundadores devem resumir suas hipóteses em uma estrutura chamada tela de modelo de negócios.
De forma geral, este diagrama tem como objetivo resumir como esta empresa estará gerando valor para si mesma e para seus consumidores.
- Um dos mais importantes pilares do Lean Startup está baseado no desenvolvimento com o cliente. Isto significa que a startup estará buscando o modelo ideal do seu negócio a partir da resposta oferecida pelo cliente.
Nesta fase, serão realizados vários experimentos, onde os potenciais consumidores, usuários ou sócios darão a sua opinião para que assim a estratégia utilizada seja mantida ou remanejada.
- Por último, temos o desenvolvimento instantâneo ou desenvolvimento ágil, que é um processo que anda lado a lado com o pilar anterior.
Nesta fase, o empreendedor busca a tomada de decisões de acordo com o feedback gerado, evitando a perda de tempo e recursos. Dessa forma, podemos dizer que o Lean Startup funciona como um modelo de negócios interativo.
Como o Lean Startup se destaca dentre os outros modelos?
A abordagem da metodologia Lean reduz as restrições de longos ciclos de desenvolvimento de um negócio, bem como o seu alto custo de implementação.
Dessa forma, o Lean startup auxilia de forma efetiva os novos empreendimentos a lançar produtos que os clientes realmente desejam no mercado, de maneira muito mais rápida e barata do que os métodos tradicionais, e a terceira, tornando as startups menos arriscadas.
Além disso, devemos ressaltar que esta metodologia surgiu em um momento em que outras tendências de negócios e tecnologia também estão derrubando as barreiras relacionadas à formação de startups.
O que as grandes empresas nos ensinaram?
O primeiro grande ensinamento que tivemos a partir da trajetória de grandes empresas é que o Lean startup não é uma metodologia somente para quem está se aventurando no mundo dos negócios.
Podemos verificar o sucesso desta metodologia através de soluções inovadoras que utilizamos na nossa rotina, como as plataformas da Amazon, do Ifood e do Gympass. Estas, foram soluções inovadoras, que, apesar de não parecerem, possuem algo muito importante em comum: elas basearam os seus negócios e suas soluções tecnológicas na necessidade apresentada pelos seus consumidores.
E aí? Você está pronto para mudar a realidade do seu negócio com a metodologia Lean?
Então vem comigo e saiba como aplicar esta ferramenta no seu empreendimento! Basta acessar o nosso site e inscrever-se gratuitamente na minha newsletter.