Você já considerou entrar em uma colaboração com Startups do seu nicho de atuação? Quer entender como essa relação entre empresas pode beneficiar o desenvolvimento da inovação para o seu negócio?
De forma geral, uma das formas das empresas estimularem a inovação é trabalhando com startups, através de diferentes mecanismos, como aceleradores corporativos, empreendedores e clientes de riscos.
Entretanto, o ganho de benefícios para ambas as partes envolvidas depende diretamente do tipo de gestão estabelecido, assim, as startups podem se beneficiar de financiamento corporativo, recursos e acesso de clientes, enquanto as corporações precisam inovar para ficar à frente dos concorrentes e da disrupção, e também acessar novas tecnologias, por exemplo.
Quer saber como você pode aderir a esse tipo de colaboração para impulsionar os resultados da sua empresa? Confira o conteúdo abaixo:
Por que investir em colaborações com startups?
O mercado das startups é um setor em constante ascensão no Brasil, especialmente após a concepção de algumas iniciativas governamentais para o incentivo à inovação no país, como a Lei do Bem. Dessa forma, tanto o cenário nacional, quanto global contribuem diretamente para a realização de colaborações entre startups e empresas consolidadas em seus segmentos de mercado.
De acordo com estudos realizados pelo Instituto McKinsey, pode ser observado um aumento constante nas relações estabelecidas entre empresas e startups. No período compreendido entre 2013 e 2019, por exemplo, os especialistas em inovação da McKinsey registraram um crescimento anual de 32% nos investimentos de Capital de Risco Corporativo (CVC).
Tal dado possibilita o destaque da formação de uma tendência mercadológica por essas colaborações, embora a atividade tenha sofrido uma leve diminuição devido à pandemia. Além disso, também é possível ressaltat o aumento da digitalização ao longo do último ano, impulsionando assim a necessidade de inovação,bem como uma ênfase ainda maior à concretização dessas parcerias.
Entretanto, com tantas empresas buscando startups, pode ser difícil encontrar aquelas com as quais colaborar, considerando o potencial de inovação desejado para implementar à sua empresa e o tipo de gestão utilizado por ambos negócios. A exemplo, a Adidas, empresa de referência na venda de artigos e roupas esportivas, enfrentou esse desafio ampliando sua busca para abranger startups associadas a universidades e instituições de pesquisa.
Quais os benefícios de uma parceria entre startups e empresas consolidadas?
Como dito anteriormente, para que uma parceria seja formada com startups, deve ser identificada a prospecção de benefícios mútuos entre os envolvidos. Para as empresas consolidadas, a necessidade de desenvolver ideais e projetos inovadores com maior agilidade pode ser considerado um ponto de destaque dentre as vantagens observadas nessas relações de colaboração.
Além disso, também podemos citar a possibilidade de internalizar metodologias de inovação mais eficientes, bem como a aquisição de talentos para o seu corpo de trabalho. Dessa forma, a empresa consegue antecipar propostas tecnológicas e internalizar o modus operandi para ganho de independência e produtividade nos mais diversos setores da organização.
Como consequência, as vantagens atreladas a essas colaborações ultrapassam os limites da inovação, promovendo eficiência, proatividade, aquisição de conhecimentos e a internalização de uma cultura de inovação desenvolvidos no modelo de negócios de startups.
Para tanto, três estratégias podem ser utilizadas para prevenir o surgimento de problemas atreladas a esse tipo de colaboração corporativa:
- Examine as startups de negócios tradicionais
- Elimine conflitos de interesse entre a unidade de currículo e a startup
- Aumente o valor estratégico da colaboração para estimular a aderência para os demais setores da empresa.
Quer saber como você pode melhorar as suas estratégias de inovação para impulsionar os projetos da sua empresa através de parcerias com startups? Entre em contato comigo através do Whatsapp e conheça o Programa de Inovação e Transformação de Negócios da ClosedGap!